sábado, 25 de fevereiro de 2012

Brotas, carnaval 2012

Novamente, preparamos nossas bagagens e  utensílios de camping e claro, a fiel e  companheira   Quéchua T6.2.

Saímos sábado cedinho, por volta das 06:00hs da matina para evitar o velho e bom trânsito que o carnaval proporciona e fomos para Brotas para mais uma acampada em família.

Cidade muito bonita com seus grandes casarões, estes da  época do café, principal fonte de renda do município na década de 20 e 30.
Diz a lenda local, que a origem do nome da cidade tem relação às nascentes onde brota muita água.
Com fácil acesso pela rodovia dos Bandeirantes e Washington Luiz fica a 240 km da Capital Paulista. A  cidade é conhecida como polo de Eco turismo, com muitas atividades para todos os gostos, idades e bolsos.  Os principais atrativos são os esportes  radicais como o Rafiting, canyoning, tirolezas e trilhas que levam a muitas cachoeiras.
Prepare o Bolso, pois todas as atividades são pagas e uma simples visita à cachoeira pode ter um custo de R$ 20,00 para entrar nas propriedades, mas vale cada centavo.
Ficamos no camping Raio de Sol, a escolha foi em razão das normas estabelecidas pelo camping, onde é proibido som automotivo e não havia baile de carnaval no local. Era tudo o que pretendíamos, usufruir do contato com a natureza sem a muvuca do mamãe eu quero!!
O Camping merece um capitulo a parte, com infraestrutura simples, mas com grande dedicação dos proprietários. A  propriedade era para uso da família e com o tempo perceberam ali uma oportunidade de negócio e começaram a trabalhar.
O local dispõem de quatro apartamentos e uma grande área verde,  com a grama bem cuidada para camping e muitas árvores, os  banheiros são poucos,  sendo dois locais divididos pela área e distribuídos da seguinte forma, banheiro na parte de cima masculino e feminino com um box para vaso e dois boxes com chuveiro quente e uma pia em cada .
No banheiro da área da piscina também  conta com dois boxes com vaso e um com chuveiro quente tanto masculino quanto o feminino.
Os poucos banheiros no camping não foram nenhum problema, pois eles tiveram o devido cuidado para não lotar o camping e realmente haviam poucas barracas, mantendo assim a  preocupação em receber bem o campista. Ponto Positivo!
Na parte de baixo o camping dispõem de diversas churrasqueiras e a piscina tem um bom tamanho.

O restaurante foi o princípio do negócio e a cozinha é comandada pela dona Helena, que fica em evidência que ela faz tudo com muito carinho. E como ela cozinha bem..., lá são servidas as três refeições diárias: café, almoço e jantar com pagamento à parte.
O café da manhã é servido na área externa do restaurante com diversos tipos de bolos feitos na hora, pão de queijo bem quentinho e muito suco  e também  café,  leite etc etc.
No almoço e no jantar, você pode comer por Kilo ou à vontade por apenas R$ 20,00.
A comida é bem caseira e como já dito, muito bem feita, em fogão e forno a lenha.
Em resumo, com simples instalações recomendo e com certeza voltaremos para este camping.
Deixo aqui meu abraço para Dona Helena, Seu Raul, Vivian e Kaio, muito obrigado pelo carinho!
Cabe observar que ir à Brotas o que você menos faz é ficar no camping ou hospedado, a cidade propicia passeios e expedições sendo obrigatório desbravar este belo município.

 Fazenda Areia que Canta
Uma linda nascente dentro da fazenda Tamanduá, é um ótimo local para contemplar as belas criações de Deus!

A água brota em meio a uma areia muito branca e fina de grãos de quartzo arredondados, e que quando friccionados produzem um som, por isso esse nome, Areia que Canta.



Reparem que a escada está submersa e para entrar na nascente é obrigatório o uso de colete e é totalmente necessário, pois você ao ficar em pé na nascente tem a impressão que está em areia movediça, pois você começa a afundar.


Saindo da nascente fomos conhecer as corredeiras no Rio Tamanduá que fica na mesma fazenda:
Em nossa opinião, vale a visita a esta fazenda
Em Breve, nova postagem sobre esta acampanda em Brotas com mais fotos e informações!
Abraços
Edu
Os Barraqueiros


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E fevereiro? Fevereiro tem carnaval e é em Brotas!!

Vamos para Brotas?

Agora com nossa casa de campo itinerante, temos residência em vários locais!! No meu ponto de vista isto é um privilégio.
Em buscas pela net e com a vontade de conhecer novos locais, optamos para passar o carnaval em Brotas, vamos ficar no Camping Raio de Sol.
Optamos por este camping por dois motivos que são essenciais para nossa família:
Fomos muito bem atendidos pela Vivian, filha dos proprietários, pois este camping é conduzido pelos pais e  família.
E em segundo, pela informação que não é permitido som automotivo no camping!! Era tudo o que queríamos escutar então vamos lá conhecer.
Descobrimos várias atividades voltadas para as crianças como o mini rafiting, arvorismo, trilhas leves e muitas visitas para cachoeiras.
Parques que pretendemos conhecer com atividades voltadas para crianças e adultos:



Espero curtir bastante e novamente estamos ansiosos para esta nova aventura!
Agora a grande pergunta:
Vamos para Brotas?
Aguardo manifestações!!
Forte abraço a todos.
Edu

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Estreia da Quechua T6.2

Como eu havia falado no post anterior, quando eu ajudei o Seu Warti a montar a barraca dele, foi amor a primeira vista.
Anunciei a minha dome T 4.2 no Mercado Livre e em dois dias ela estava vendida! Show! Partimos para a Decathlon e compramos nossa Big Barraca, ela é muito grande, espaçosa e bem ventilada e nada melhor para testar a dita cuja do que uma acampadinha básica.


Voltamos para o Paineiras em Itu e ficamos 5 dias acampados por lá, o camping estava completamente vazio, somente a nossa barraca.
Como todos já sabem, o camping é ótimo, bem estruturado.
Ficamos de 21 à 25 de janeiro com dias muito quentes e a partir das 17:00hs diariamente  era chuva e como choveu, foi ótimo pois a barraca passou pela prova de fogo. Pegamos temporal, chuva de vento, chuva intensa e a barraca se comportou  de forma espetacular!
Passou com nota 10 e com Louvor! Kkkk
O contato com a natureza nos ensina e engrandece a nossa alma, hoje tenho plena certeza que se há animal irracional na Terra este animal é o Homem!
Passamos os dias a aproveitar as piscinas o lago e os nosso ilustres amigos: Os patos e gansos que vivem por lá!
Todos os dias acordávamos com eles envolta da nossa barraca fazendo a maior algazarra e claro chamando a Duda e o João, pois ele já sabiam que lá o pãozinho era garantido!
Eu saia para comprar pão pro nosso café da manhã e a conta era a seguinte, 20 pães sendo 4 para a galera e 16 para os nossos amiguinhos! Eles não podiam ver as crianças que saiam em disparada.


A noite com a breve estiagem da chuva saíamos para observar as corujas com o seu canto peculiar.
Alguns vagalumes vinham e davam o ar de sua graciosidade na frente da nossa barraca.
Em uma das noites, escutamos os latidos dos cães seguido de um barulho muito grande no lago, pegamos a lanterna e fomos ver o que estava acontecendo. Fantástico uma família de Capivaras fugindo dos cachorros, mas eram muitas mais de 15 e ficamos por lá olhando as bichinhas se camuflarem para despistar o seu predador! Kkkk

No decorrer dos dias fomos até a cidade visitar seus pontos turísticos, Itu é uma Cidade muito aconchegante e bonita.
Conhecemos a praça central e logo em frente vimos às belezas da Igreja Matriz, os vitrais são um capitulo a parte.


Andando pela cidade, eu sei, deveria ter anotado o endereço para divulgar, mas acabei esquecendo, em uma rua lateral da Igreja tinha um açougue lotado e o cheiro de carne assada passeava pelo quarteirão, não tive duvida e fui ver de perto, uma churrasqueira de Bafo muito grande com diversas costelas e cupins no celofane assando! Como estávamos acampando resolvi comprar somente espetinhos para pronto consumo e descobri que eles faziam espetinhos de Fraldinha! Que delicia, compramos o espetinho Show!!
Lá no camping encontrei uma pedra grande, acho que era ardósia e lá mesmo com uns tijolos preparamos nossa churrasqueira, a pedra foi útil para proteger a grama do fogo.

E sem deixar a chuva nos intimidar, uma calabresa com queijo!

As refeições em sua maioria foram feitas no restaurante do Camping que durante o dia usa o sistema por kilo e a noite A La Carte.
E desta forma usufruímos mais um belo período de descanso com nossa casa de campo móvel!
Vejam o tamanho que fica a nossa casa de campo:

Bom por enquanto é só pessoal!
Abraços!